quarta-feira, 15 de maio de 2013

Saber e Fazer - João 13:17



1 - O que é SABER?
Saber é ter conhecimento, estar informado, compreender, perceber um fato, ser capaz de distinguir, ter conhecimento prático de alguma coisa, prever. 
Quantas coisas você tem pleno conhecimento que no ano de 2012 prejudicaram a tua vida? Quantas coisas você tem total compreensão e conhecimento de causa que não devem ser feitas por alguém que quer seguir a Jesus. Quantas coisas você tem consciência que precisava ter feito e não fez?
2 - O que é FAZER?
Fazer é criar ou dar a existência, construir, edificar, executar, colocar em prática, realizar e pôr em ordem.
Quantas coisas você fez neste ano de 2012? Quantas coisas foram criadas e chamadas a existência? Quantas coisas foram construídas? Agora, você sabe se essas coisas te trouxeram edificação? Te fizeram uma pessoa melhor? Te colocaram mais perto de Deus? O que você fez no reino de Deus ou para o reino de Deus em 2012? Quando você olha para trás o que você vê do seu trabalho?
3 – Uma coisa é SABER outra coisa é FAZER.
Você pode muito bem saber o que você precisa mudar em 2013 para ser uma pessoa mais bem sucedida na vida. Você pode muito bem ter a total consciência de que há áreas na sua vida que precisam ser mudadas, relacionamento que precisam ser encerrados, hábitos que precisam ser abandonados, mas tudo isso não vai gerar a mudança que você precisa.
As coisas só irão mudar se houver uma ação de  sua parte. Você até SABE o que precisa FAZER, mas é preciso que você FAÇA aquilo que você SABE.
4 – Mudando a atitude mental
“Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos” (Provérbios 4.23).
Mudanças devem começar na mente. A maneira como pensamos determina como nos sentimos e isso influencia nossas ações, o que significa que “é preciso haver uma renovação espiritual de nossos pensamentos e atitudes” (Efésios 4.23-tradução livre).
Ter a mente de Cristo. A Bíblia ensina a ter “a mente de Jesus Cristo” e chama essa mudança mental de “arrependimento”. A palavra no original grego (metanuo) significa literalmente “mudança de mente e de direção” (Marcos 1.17). 
A maneira como você agiu em 2012 reflete justamente aquilo que você pensa. Qual foi o seu pensamento sobre o reino de Deus em 2012? Como você viu o reino? Como você viu o trabalho da igreja? Como você se comportou com a sua liderança?
2013 chegou, qual será a sua direção? Aonde você vai chegar? Você já pensou nisso?
5 - SABER não é NADA!
Muitas pessoas acham que saber é tudo. Muitos acham porque fizeram um curso, um treinamento, uma faculdade, uma pós ou um mestrado é o suficiente. Mas SABER não é NADA!
Jesus encontrou os fariseus que SABIAM tantas coisas, eram os mestres do SABER. 
Os fariseus davam dízimos da hortelã do endro e do cominho. SABIAM essas coisas e FAZIAM o que SABIAM. Mas haviam muitas outras coisas que eles SABIAM e não FAZIAM. Portanto, SABER e não FAZER é mesmo que NADA.
Se você fez um curso, um faculdade, uma pós ou mestrado mas não aplica (FAZ) aquilo que sabe, então o seu SABER não resultou em NADA. Jesus disse: “Se SABEIS estas coisas, BEM-AVENTURADO sós se as FIZERDES (praticares). 
Deus nos deu uma visão de trabalho(DFD e Pequenos Grupos), uma maneira de alcançarmos as pessoas e assim cumprirmos o nosso propósito. Mas do que adiante SABERMOS disso se não FAZEMOS o que SABEMOS?  Jesus nos mandou: IDE e FAÇAM discípulos. Nós SABEMOS disso e temos plena ciência, mas SABER não é NADA! Precisamos colocar em PRÁTICA(fazer) o que SABEMOS.
Jesus ensinou os seus discípulos e depois disse a eles: IDE e coloquem em prática (FAÇAM) o que vocês SABEM (aprenderam).
SABER e não FAZER é mesmo que NADA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário