quarta-feira, 22 de maio de 2013

Ide, e FAZEI discípulos... ENSINANDO-OS a GUARDAR todas as coisas - Mateus 28:19-20



1.            Jesus quer se multiplicar através de nós (Jo 15:8)  -  No discipulado de Jesus Cristo o seu objetivo é a multiplicação. Nessa multiplicação o fator multiplicador é Jesus e o multiplicando somos nós é o produto são os discípulos que são o fruto (produto) dessa multiplicação. Por isso que o PAI é glorificado pelo fato de darmos muitos frutos, pois quando nos multiplicamos estamos multiplicando o seu Filho e consequentemente multiplicando a essência de Deus PAI.
2.            Fazer discípulos de Jesus é ENSINAR A VIVER como Jesus viveu.(v.20) - Fazer discípulos é mais que transferir informação, conhecimento ou alguma teoria teológica ou filosófica. Fazer discípulos é muito mais que ensinar doutrinas ou crenças. Fazer discípulos é ENSINAR A VIVER. Ensinar a viver como Jesus viveu e nos ensinou a viver.
3.            Fazer discípulos de Jesus é ENSINAR A GUARDAR todas as coisas que Jesus ensinou. (v.20)  -  O que significa GUARDAR? Significa: Acondicionar, Conservar, Tomar para si, Reter, Preservar, Fazer durar, Obedecer e praticar os preceitos. Tudo isso é guardar. Jesus nos pediu que ensinássemos os seus discípulos a guardar os seus ensinamentos, pois só assim poderiam se multiplicar com a essência de Deus.
4.            Fazer discípulos de Jesus é ENSINÁ-LOS  A COLOCAR EM PRÁTICA tudo que guardaram. (Filipenses 4:9) - O Apóstolo Paulo na carta aos Filipenses, fala sobre tudo que os discípulos aprenderam, receberam, ouviram e viram ele fazer. “Continuem a PÔR EM PRÁTICA tudo quanto aprenderam, receberam, ouviram de mim e me viram fazer, e o Deus de paz estará com vocês”.  O que significa praticar? Significa: Levar a efeito, obrar, perfazer, exercer, fazer, exercitar-se e procurar adquirir prática. A formação de um discípulo tem haver com a sua vida de prática. Para nos tornarmos discípulos de Jesus precisamos praticar todos os preceitos que ele nos ensinou.
5.            Fazer discípulos de Jesus é ENSINAR A TER RELACIONAMENTO com Ele. -  Livros, apostilas, seminários, congressos, conferências, palestras, sermões, dominicais e vídeos são ferramentas úteis, mas precisamos muito mais que isso para fazer discípulos de Cristo. Precisamos de RELACIONAMENTO. Com todas as ferramentas disponíveis, nós aprendemos o que Jesus ensinou, mas não aprendemos a GUARDAR o que ele ensinou. Experiências como perdão, amor, justiça, solidariedade e compaixão, nós só aprendemos na rede de relações pessoais. Por isso, fazer discípulos é necessariamente entrar numa dinâmica de relacionamentos em que Jesus está presente como autoridade maior. Poucas coisas são tão importantes no discipulado quando A COMUNHÃO COM PESSOAS nas quais JESUS SE MULTIPLICOU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário