quarta-feira, 15 de maio de 2013

Ficar X Namoro Sério (Côrte) - II Co 6:14


1. O Ficar e o Namoro Sério. - Não por causa do que o mundo é e faz, pois sabemos que o mundo jaz no maligno, mas nos incomoda a influência que o mundo exerce sobre a igreja. Hoje, centenas de jovens crentes bem intencionados são enganados por não conhecerem a verdade sobre essa nova onda, o "ficar". 

2. Entendendo o Ficar   - "Ficar" é o relacionamento informal, rápido e descomprometido entre um rapaz e uma moça durante o qual eles trocam carícias de intimidade variadas, chegando eventualmente ao ato sexual. Em seu livro Ficar com – um novo código entre os jovens, a psicóloga Jacqueline Chaves caracteriza o “ficar” como “um” código de relacionamento marcado pela falta de compromisso e pela pluralidade de desejos, regras e usos.
3. Falta de Compromisso -  Em geral, os jovens não encaram o “ficar” como uma espécie de pré-namoro e muito menos um namoro em miniatura. É exatamente ao contrário, é o antinamoro. Aliás, existe exatamente para descaracterizar o namoro, mas se isso ocorrer, será por mero acaso. Eles fazem questão de distinguir o "ficar" do namoro. O namoro tem como alicerce o compromisso entre as partes. Um compromisso informal, mas forte e bem estabelecido pela sociedade. O rapaz e a moça estão publicamente comprometidos um com o outro enquanto durar o namoro. No namoro, é verdade, nenhuma das partes tem compromisso de continuar o relacionamento. Mas, enquanto forem namorados, terão assumido automaticamente um compromisso de fidelidade, com a sociedade a lhes exigir cumprimento. A moça (ou rapaz) com mais de um(a) ao mesmo tempo é considerada(o) mal caráter ou no mínimo antiética( o). Isso não ocorre com o "ficar", que em geral termina com um mero "tchau". 
4. Juntando as peças  -  Para compreender bem a essência do "ficar" é fundamental considerar em conjunto as duas idéias contidas na definição: falta de compromisso e troca de carícias. Um rapaz de 17 anos expressa com exatidão esta dupla característica:"Dar uns tratos por algumas horas e depois ir embora sem nenhum compromisso". Não precisa ser perito em linguagem jovem para entender que “tratos” quer dizer carinho sexual. E isso aí: Em três palavras "ficar" é sexo sem compromisso. 
5.  Propósitos pessoais do namoro(côrte)  1. Somente namorar uma pessoa crente (II Co 6.14). A possibilidade de duas pessoas adquirirem unidade espiritual é destruída quando ambas não têm o Espírito de Deus em seu próprio espírito (Rm 8.16). 2. Que os alvos de Deus para minha vida serão compatíveis com os alvos de Deus para a vida dele(a). Ajudar o companheiro para que possa crescer na maturidade em Cristo (Cl 1.28,29). 3. Que minha conduta com o outro (a) estará sempre dentro dos princípios de Deus (I Ts 4.3-8). 4. Que nossas atividades estarão centralizados em coisas que honram e glorificam a Deus (Cl 3.17; I Cor 10.17). 5. Reconhecer que meu namorado (a) é propriedade de Deus, e que Ele tem direito de fazer com ele (a) aquilo que quiser. Portanto, se o namoro não continuar, louvarei ao Senhor por seus propósitos naquele relacionamento “temporário” (Lc 9.23,24)



Nenhum comentário:

Postar um comentário