segunda-feira, 13 de maio de 2013

Os Escolhidos - Marcos 3:13-14


“13 Depois, subiu ao monte e chamou os que ele mesmo quis, e vieram para junto dele. 14 Então, designou doze para estarem com ele e para os enviar a pregar.” Marcos 3:13-14

1. O ditado dos rabinos - Os rabinos antigos tinham um ditado para os meninos talmidim: “Cubram-se com a poeira dos pés de seu rabino”. Um talmid deveria seguir seu mestre tão de perto, andando bem atrás dele, a ponto de, ao final do dia, estar coberto com a poeira dos pés do rabino. Jesus como rabino, também disse a mesma coisa. (Mt 10:38;Mt 16:24;Mc 8:34;Lc 9:23;Lc 14:27).
2. Observe atentamente  -  O que os rabinos estavam querendo dizer é o seguinte: “Observe atentamente, ouça com atenção tudo o que seu mestre diz, não perca nenhum detalhe da vida de seu mestre, porque ele, o seu rabino, é o modelo do homem que você está se tornando”. 
3. Seguir Jesus implica em prestar atenção nele - Essa é a essência do discipulado de Jesus. Seguir Jesus implica prestar atenção nele, olhar atentamente para tudo que Ele faz, ouvir o que ele diz, perceber os milagres que ele realiza, imaginar e dar atenção à maneira como Jesus se relaciona com seu Pai, como fala com ele, porque a grande ambição do talmid é ser igual a seu mestre. Essa é a nossa grande ambição: tornarmo-nos pessoas iguais a Jesus.          “Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruze e vier após mim não pode ser meu discípulo.( Lc 14:27)
4. Somente a proximidade gera intimidade -  Se tornar discípulo de Jesus, não é apenas mudar de religião, isso é muito mais profundo, Ele quer que eu me torne um outro tipo de pessoa. Uma pesssoa EXATAMENTE igual a Ele. Foi por isso que quando Jesus chamou os seus discípulos, os chamou para que estivessem com ele. Somente a proximidade gera a intimidade. Na intimidade com Jesus somos transformados. Para que sejamos um talmidim de Jesus, para que sejamos seus seguidores, precisamos andar muito perto dEle. Precisamos deixar que a poeira dos pés de Jesus nos cubra. 
5. O resultado da poeira dos pés do rabino -  “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.”(João 14:12). Os discípulos de Jesus através da intimidade com ele se tornaram pessoas iguais a ele. Você só poderá se tornar igual a Jesus se vier após ele, o seguir de perto, ouvir atentamente o que ele fala, praticar o que ele ensina, servir como ele serve, amar como ele ama, perdoar como ele perdoa, ter compaixão como ele tem compaixão. Só assim poderemos nos parecer realmente com ele.  “O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor.  Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor.” (Mt 10:24-25) 
“O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre.”(Lucas 6:40). O alvo da nossa caminhada com Jesus deve ser o de nos tornarmos pessoas como ele, esse deve ser o nosso principal alvo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário