segunda-feira, 13 de maio de 2013

O Espírito do Senhor está sobre mim - Lucas 4:189-19



1. Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, ESSE é o que batiza COM o Espírito Santo (João 1:33b) - João havia recebido de Deus uma missão de batizar o Senhor Jesus, mas João precisava de um sinal para saber quem era Ele. Então Deus disse: Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito, Esse é ele. Precisamos que o Espírito não somente desça sobre nós, mas que ele permaneça em nossas vidas para sempre. Muitas pessoas estão experimentando apenas a descida do Espírito Santo, mas não há uma transformação em suas vidas. 
2. Jesus tinha profunda consciência de ser alguém sobre quem repousava o Espírito Santo. (V.18) - Jesus é um ser humano que não se explica senão por essa relação com o Espírito Santo. Era um ser humano absolutamente rendido, aberto e sob a contínua influência do Espírito Santo. A ação de Deus Espírito Santo sobre Jesus é um dos capítulos mais importantes da Bíblia Sagrada. O nascimento do Senhor foi profetizado e anunciado pelo Espírito Santo. Jesus foi batizado, ungido, guiado ao deserto e constantemente visitado pelo Espírito Santo.
3. Não é possível pensar em Jesus sem pensar na obra do Espírito Santo sobre sua pessoa e obra.  -  Mas o Espírito Santo de Deus que agia em Jesus não era uma força que vinha de fora e que o invadia. Quando Jesus, , que é Deus Filho, se faz carne, ele abandona sua prerrogativas divinas, mas não abandona a perfeita comunhão e unidade com o Deus Pai e o Espírito Santo. A unidade entre Jesus e o Espírito de Deus é de tal maneira que o Espírito Santo é também chamado de Espírito de Cristo (Romanos 8:9)
4. Jesus era um ser humano que não oferecia absolutamente nenhum obstáculo ao Espírito Santo. - Nem na sua postura, nem nas suas atividades e comportamentos, e muito menos em sua natureza, que era divina. A extraordinária realidade de haver um ser humano vivendo em comunhão e sob a permanente influência do Espírito Santo é algo prometido e todos nós. Jesus disse, reiterando que haviam dito os profetas, que o mesmo Espírito que estava derramado sobre ele seria derramado sobre toda carne (Joel 2:28; Atos 2:17)
5. A vida de um discípulo de Jesus há de ser, necessariamente, uma vida sob a ministração do Espírito Santo -  É isso o que faz de Jesus um mestre diferente, e é também o que faz de seus discípulos pessoas diferentes. o discipulado de Jesus não é apenas uma troca de influência moral, transmissão de conhecimento ou sabedoria filosófica. O que está em jogo no discipulado de Jesus não é outra coisa senão a maravilhosa ação do Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário