quarta-feira, 15 de maio de 2013

Jovem, ouve a voz de Deus - Provérbios 5;6:20-35


1. O Alerta do Senhor. - Nestes dois textos acima do livro de Provérbios temos o Espírito Santo falando há vários séculos com todos os jovens sobre o perigo do sexo fora do casamento. E o alerta do Senhor continua a ser dado a cada moça e rapaz que busca sinceramente a vontade do Senhor. 

2. O Senhor chama a atenção do filho(Pv 6:23)   - 1. Atende à minha sabedoria; 2. Inclina o teu ouvido a minha inteligência; 3. Por quê? Para que conserves a discrição; Para que teus lábios guardem o conhecimento; Porque estes mandamentos são lâmpadas e este ensino é luz, e as correções da disciplina são o caminho da vida (Pv 6.23)
3. As características da mulher adúltera (Pv 5:3-6)? -  1. Lábios - favos de mel;  2. Palavras - mais suaves do que o azeite; 3. Língua - sedutora; 4. Fim - amargoso como o absinto; agudo como a espada; 5. Pés - descem à morte; 6. Passos - conduzem ao inferno; 7. Pensamentos - não ponderam a vereda da vida; 8. Caminhos - anda errante.
4. Exortação ao Filho (Pv 6:25)  -  1. Ouve a palavra da minha boca; 2. Não cobices no teu coração a formosura (6.25); 3. Não te deixes prender pelos seus olhos (6.25); 4. Por quê? Para evitar: Tentação;Perda de sua honra; Dar seus anos aos cruéi; Perda seus bens; Perda o fruto de seu trabalho; Que gemas no fim de sua vida (Quando se consumir a sua carne, quando se consumir o seu corpo) 
· Lamentações "Como aborreci o ensino", "como desprezou o meu coração a disciplina"; "não escutei a voz dos que me ensinavam", "quase me achei em todo o mal" .
5.  Beba água da tua própria cisterna(Pv 5:15)  1.Tua própria cisterna. 2. Das correntes do teu poço. 3. Derramar-se-iam por fora as suas fontes e pelas praças os ribeiros de águas? 4. Sejam para ti somente. 5. Seja bendito o teu manancial. 6. Alegra-te com a mulher da tua mocidade. 7. Saciem-se os seus seios em todo tempo. 8. Embriaga-te sempre com as suas carícias. 
6.  As consequências da Promiscuidade  1. Deus conhece os nossos caminhos. 2. As iniqüidades do perverso o prenderão. 3. O perverso morrerá no seu pecado. 
7.  Como controlar o impulso sexual(Pv 1:10;15:16; Tg1:12-15; Ico 10:12-13; IIPd 3:17-18) 1. Tenha Jesus Cristo como Salvador e Senhor da sua vida. 2. Lembre-se, a batalha está na mente. 3. Cuidado com as suas amizades. 4. Não se coloque numa situação onde você pode cair no pecado. 5. Tenha um amigo íntimo. 6. Lembre-se, confesse os seus pecados. 7. Reconheça o conflito que existe em você. 8. Lembre-se das providências divinas, 9. Medite na Palavra de Deus.
8.  Renovando a mente (Rm 12:1-2) É muito importante para um jovem que quer viver uma vida de santidade, separado do pecado que ele tenha uma mente renovada. Só uma mente renovada poderá dar a você capacidade de compreender as consequências de uma vida de promiscuidade, desobediência a Deus e rebedia contra os pais. Você precisa hoje receber o Senhor Jesus na tua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário