segunda-feira, 13 de maio de 2013

Os Extraordinários - Mateus 11:28-30


“Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:28-30


Definição de Extraordinário
1 Fora do ordinário, que não é conforme à ordem; anormal. 2 Que não se faz de ordinário. 3 Adicional. 4 Admirável, espantoso, grandioso. 5 Muito distinto; insigne. 6 Excessivo. 7 Estranho, raro, esquisito, extravagante. Extraordinário é tudo que não é incluído no ordinário.
1. Os meninos de Israel começavam a estudar a Torá aos 06 anos de idade. - A Torá era a lei de Moisés, o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Aos 10 anos, ao final do primeiro ciclo de estudos chamado Beit Sefer, esses meninos já haviam decorado a Torá. A partir daí alguns voltavam para a casa e aprendiam o ofício da família, mas os que se destacavam continuavam num segundo estágio, o Beit Talmud. Continuavam a frequentando a escola judaica e estudavam sob orientação de um rabino, que os adotava para lhes ensinar mais profundamente a Torá e suas escolas de interpretação. Esses meninos EXTRAORDINÁRIOS eram chamados de talmidim, plural da palavra hebraica talmid, que Novo Testamento traduz como discípulo.
2. Os meninos Talmidim eram a Elite intelectual de Israel   -  Aos 12 anos já haviam decorado todas as Escrituras: os livros históricos, os livros poéticos, os livros de sabedoria, e todos os livros proféticos. Aos 14 anos, debatiam a tradição oral, isto é, a interpretação dfos rabinos a respeito da lei. Dedicavam a vida à discussão de como colocar em prática a lei de Moisés.
3. Cada Rabino tinha a sua forma de interpretar a Torá. - O conjunto de regras e interpretações de um rabino era chamado de “o jugo do rabino”. Por exemplo, no tempo de Jesus existiam dois rabinos muito famosos e conceituados, Hilel e Shamai, e cada um possuía um jugo, isto é, uma interpretação da Torá, e seus talmidim. É exatamente nesse contexto que Jesus diz: “Eu também tenho um jugo, também tenho uma forma de interpretar a Torá, também tenho uma forma de dizer qual é a vontade de Deus, também tenho uma interpretação para lhes ensinar como Deus deseja que vocês vivam”.
4. Mas Jesus é diferente dos rabinos de sua época -  Ele diz: “Os rabinos colocam sobre os seus ombros um jugo pesado, exigências absurdas, mas o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. Ele faz um convite: “Seja meu talmid, faça parte do meu grupo de talmidim”.  O convite de Jesus se entende a todos e não apenas aos extraordinários. Jesus convida pessoas como você e eu. Não importa quem você , não importa a idade, sexo, classe social, o momento de vida em que você está, não importa seu passado, não importa nem mesmo sua religião. Jesus está chamando você para andar com ele e ser um de seus discípulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário