segunda-feira, 13 de maio de 2013

Pescadores de Homens - Lucas 5:8




1. Mas sob a tua Palavra lançarei as redes (Lc 5:5-7) - Pedro e seus companheiros haviam pescado a noite toda e nada havia apanhado, Jesus porém os convida para pescarem na profundidade errada, jogando a rede do lado contrário, no horário indevido, apenas baseado na sua Palavra. Pedro obedece e lança as redes e de maneira extraordinária pescam tantos peixes que as redes  quase se rompem. Algo extraordinário só acontecerá com atitudes extraordinárias.
2. Afasta-te de mim porque sou pecador  -  Pedro depois de participar de uma pescaria extraordinária, sentiu-se indigno de  está ao lado de alguém como Jesus, porque sua vida era totalmente oposta aos ensinamentos de Jesus e Pedro imediatamente pensa que a sua companhia poderia trazer vergonha ao Jesus como rabino. Então ele diz: “Senhor, deixe-me, por favor, porque sou pecador demais para andar ao teu lado”. Então Jesus olha para Pedro e diz: “Não tenha medo de falhar, confie em mim, eu te farei um pescador de homens(meu talmid)”. Muitas pessoas não seguem Jesus porque temem falhar, mas Jesus disse: “Não tenha medo de falhar, confie em mim e eu vou te transformar”. 
3. Pescador de homens (Lc 5:10b) - Não temas, de agora em diante serás pescador de homens. Jesus utiliza uma metáfora dizendo que pedro seria transformado em um pescador de homens. Jesus usa essa metáfora comparando um homem a um peixe. Um peixe vive na água e tem o seu habitat natural ou comum, ali ele se alimenta e vive naquelas águas. O mundo representa essas águas, e o homem vive nessas águas(turvas) ali se alimenta das mentiras, desejos, etc... O homem como um peixe precisa de água para sobreviver.  Então o que significa ser um pescador de homens? Significa que sendo um pescador seremos alguém que “sacar”ou retirar as pessoas daquelas águas em que elas vivem, assim como um pescador faz com um peixe. Depois que o homem for retirado dessas águas, imediatamente precisamos colocá-lo nas águas do Espírito Santo. Ali naquelas águas límpidas, cristalinas ele vai se alimentar e crescerá. Um pescador de homens é alguém que sabe como tirar alguém do seu habitat natural. Jesus como pescador de homens tirou Pedro do seu habitat natural e o colocou nas suas águas e o treinou para ser um pescador de homens. Você foi chamado para ser um pescador de homens.
4. Um peixe fora d’água -  Pedro se sentia um peixe fora d’água, quando Jesus o tirou daquela vida. Com o tempo de convívio com Jesus foi aos poucos perdendo as suas características que obtivera nas águas do pecado e foi transformado pelas águas do Espírito Santo. Um talmid de Jesus deve ter a ambição de se tornar um grande pescador como seu rabino, deve procurar “sacar”as pessoas da sua vida de pecado pelo poder da Palavra e colocá-los nas águas do Espírito Santo. Jesus também disse em João 7:38 “Aquele que crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de águas vivas. Nós como pescadores de homens devemos desejar esse fluir transformador de vidas. Seja um pescador de homens. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário