segunda-feira, 13 de maio de 2013

Por que duvidaste? - Mateus 14:25-33


1. Jesus foi ter com eles, andando por sobre as águas (v.25) - A maior ambição de um talmid é ser igual ao seu rabino. Quando os discípulos de Jesus foram chamados e escolhidos por ele receberam uma promessa que seriam transformados, ou seja, que seriam como ele é. Chegar até eles andando por sobre as águas foi uma apresentação de como esse rabino tinha autoridade até mesmo sobre o mar. 

2. Se o meu mestre pode andar por sobre as águas eu também posso (v.28)  -  Jesus diz aos discípulos que é Ele que está vindo sobre as águas para trazer uma tranqüilidade a eles (Não temais! Sou eu). Pedro um de seus talmidim percebe que precisa seguir seu rabino pois isso faz parte do seu discipulado e surpreende a todos dizendo: “Se és tu mesmo, meu rabino,  manda-me ir ter contigo, por sobre as águas”. Eu quero te seguir ainda que seja sobre um terreno que aparentemente não tem sustentação. Até onde você iria no teu discipulado com Jesus?
3. Vem! E Pedro, descendo do barco, andou por sobre as águas e foi ter com Jesus (v.29) - Além de Jesus, Pedro talvez tenha sido o único ser humano a andar por sobre as águas. Pedro disse a Jesus: “Bom, se você pode andar sobre as águas, eu também posso. Então basta você mandar, e eu vou”. Jesus disse: “Então venha!”. E Pedro foi e andou por sobre as águas. Essa é a Palavra que precisamos buscar em Jesus. Devemos procurar saber qual é a sua vontade a respeito do que vamos fazer. Será que ele nos diria “pode vir”? 
4. Reparando, porém, na força do vento, teve medo; e, começou a submegir... (v.30) -  Mas quando viu o vento, começou a afundar, teme medo e gritou: “Senhor, salva-me!”. Jesus atendeu seu pedido , mas fez a Pedro uma crítica contundente: “Homem de pequena fé, por que você duvidou?”. O único ser humano além de Jesus a andar sobre as águas deveria ser considerado um homem extraordinário. Mas Jesus  diz que ele é um homem de pequena fé e o repreende por ter duvidado. Jesus não repreendeu Pedro porque ele teve medo. Por que? Porque não foi o medo que fez Pedro afundar, mas foi a sua dúvida. 
5. Por que você duvidou?(v.31) -  Do que foi que Pedro duvidou? Não foi de Jesus, não foi do poder de Jesus, não foi da autoridade de Jesus. Pedro duvidou de SI MESMO. Pedro duvidou de que fosse capaz de andar sobre as águas. Isso significa que crer ou ter fé em Jesus não é apenas acreditar que ele é poderoso e pode fazer milagres.  O que diferencia um discípulo de Jesus de qualquer outra pessoa é que o discípulo de Jesus não apenas crê em Jesus e em seu poder, mas crê que Jesus é capaz de transformá-lo e fazer dele alguém igualmente extraordinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário