quarta-feira, 25 de abril de 2012

O nome de João Marcos


Nos livros do Novo Testamento, Marcos é lembrado dez vezes, com o nome hebraico de João, com o nome romano de Marcos ou com o duplo nome de João Marcos. Para alguns estudiosos deveríamos distinguir dois ou mesmo três Marcos. Nós, a esta altura, aceitamos a opinião mais comum, isto é, a de um só Marcos, filho daquela Maria em cuja casa reuniam-se os primeiros cristãos de Jerusalém, onde foi se refugir o próprio Pedro após a libertação prodigiosa do cárcere e onde, provavelmente, realizou-se a Santa Ceia celebrada por Jesus Cristo.

Marcos, hebreu de origem, nasceu provavelmente fora da Palestina, de uma família abastada. São Pedro, que o chama de "meu filho", o teve certamente consigo em suas viagens a Roma, onde Marcos teria escrito o Evangelho. A antigüidade cristã, a começar por Pápias, chama-o de "intérprete de Pedro". "Marcos, um intérprete de Pedro, escreveu exatamente tudo aquilo que se lembrava. Escreveu, porém, o que o Senhor disse ou fez, não segundo uma ordem. Marcos não escutou diretamente o Senhor, nem o acompanhou; ele ouvia São Pedro, que dispunha seus ensinamentos conforme as necessidades."

Uma coisa interessantes é que Marcos escreveu o evangelho de Marcos diretamente para os Romanos, por isso não encontramos as genelogias devido ao povo romano não gostar de leitura "parada" e por isso se encontra ou encontramos (segundo os estudiosos) aproximadamente 42 vezes a palavra "logo", ou seja, Marcos deu um rítmo de leitura diferente a esse evangelho devido ao público ao qual o mesmo foi escrito.




Exemplos:
"E alguns dias depois, entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda os lugares junto à porta eles cabiam; e anunciava-lhes a palavra." Mc 2:1-2
"E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo" Mc 5:2
Tenham todas uma boa meditação e lembrem-se: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" João 8:32 

Um comentário:

  1. fale comigo , eu tava lendo isso ontem meu amigo , em um dicionario bíblico que eu tenho em casa :)
    mt show , Deus abençoe tocha !

    ResponderExcluir