terça-feira, 24 de abril de 2012

"...eu sou a luz do mundo..." João 8:12

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." (João 8:12b)



Jesus falou aos fariseus sobre sua posição como a única luz que poderia iluminar a humanidade. Alguns fatores aqui são muito importantes e devem ser levados em consideração.

O primeiro fator é justamente ele dizer "...Eu sou a luz do mundo..." Aqui está uma verdade irrefutável (Não susceptivo de refutação), que o mundo está em trevas.

O segundo fator é que só Ele(Jesus) pode iluminar (derramar luz sobre as trevas do entendimento humano), tornar as coisas perceptíveis, claras, manifestas e visíveis. O homem não consegue enxergar as coisas por causa da cegueira que está instalada (IICo 4:4).

O terceiro fator é que há uma garantia imediata de esclarecimento pleno para todo aquele que o receber (Jesus Cristo) e o seguir. Ele disse: "Não andará em trevas". Você já foi para algum lugar (no interior de alguma cidade por exemplo) e teve que ser guiado por alguém com uma lanterna? Isso é apenas uma pequena comparação de iluminar, pois na verdade Jesus Cristo é luz absoluta e quem o segue tem todo o seu caminho iluminado e tudo a sua frente é manifestado pela luz.

O quarto fator importante é que essa luz que Jesus garante nos dá, não é somente para nos iluminar, mas também para nos trazer vida (Ef. 2:1-10). Receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador é a única garantia de vida eterna.

Perguntas importantes:

a) Como você vê a declaração de Jesus sobre o mundo em trevas?

b) O que você achou sobre a questão de que somente Jesus pode nos tirar a cegueira dos olhos?

c) Qual o impacto de ter uma vida totalmente iluminada pela luz da verdade (Jesus Cristo)?

d) Se não estamos na luz, indubitavelmente estamos nas trevas. Se estamos nas trevas sem dúvidas estamos mortos. Como você ver essa questão de podermos receber Jesus Cristo e sermos vivificados por ele?

Boa meditação... e lembre-se: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará..."

Marden Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário