quarta-feira, 6 de junho de 2012

Usando os Princípios de Deus com o Propósito Errado


Usando os Princípios de Deus com o Propósito Errado

Texto: Gênesis 11.1-9 Depois disseram: “Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra”.


1) Eles tinham uma só língua (Gn. 11:1)
Língua aqui fala de lugar físico, oikós, facção, povo, tribo, ou seja, o lugar onde você está inserido. Uma língua fala de pátria onde você nasceu cidade e estado onde moras, igreja onde congregas.
2) Uma só maneira de falar (Gn. 11:1)
Falar aqui diz respeito à maneira como você se posiciona dentro desse lugar, ou seja, você pode estar dentro de sua casa mais falar diferente deles; estar dentro de uma empresa, mas não seguir os princípios preestabelecidos; estar dentro de uma igreja e não ser um membro ativo. A maneira de falar identifica um povo. Os nordestinos são conhecidos imediatamente aonde chegam; tem um linguajar próprio. Os Gaúchos também são um povo inconfundível, pois têm sua própria linguagem. E você tem uma só língua com sua liderança? Fala a mesma linguagem, seguem os mesmos princípios? Tem os mesmos hábitos? Está dentro da missão, visão e objetivos?
3) Andavam juntos (Gn 11:2)
Andar aqui fala de dar passos; continuar, prosseguir, movimentar-se; percorrer. Eles andavam juntos, conviviam com os defeitos uns dos outros e tinham liberdade para liberar o perdão uns para os outros. E você tem andado junto com os seus lideres e chefes? Tem dado passos de fé, ou vivem somente reclamando, murmurando e só ver defeito em tudo.
4) Encontraram uma planície (Gn 11:2)
Juntos encontram uma planície, lugar plano e melhor de se trabalhar. Eles poderiam ter parado num vale nas montanhas, mas souberam esperar o lugar certo. Não se precipitaram em se estabelecerem em qualquer lugar, queriam conhecer bem o local. E você entra e se estabelece em qualquer lugar? Fechar negócios sem perguntar o que a sua esposa e família (filhos) acham?
5) Decidiram se fixar numa terra (Gn 11:2)
Após caminharem bastante tempo, enfrentarem os vales, as montanhas discutirem sobre as diferenças eles decidiram que iriam ficar naquele lugar. Várias eram as opiniões, várias as sugestões, mas prevaleceu a voz da direção. Um povo precisa de um líder. Nesse momento todos abraçaram a visão da liderança. Você apoia as decisões dos seus líderes ou sempre está contra eles todas às vezes? Não fecha com eles, não podem contar com você?
6) Conversavam constantemente (Gn 11:3)
No diálogo diário dava-se a conhecer, abriam o coração, havia um ambiente de liberdade e confiança. As opiniões eram ouvidas, as questões eram tratadas não havia melindres para tratar alguma divergência. Ninguém tinha reservas para abrir o coração. Hoje em dia as pessoas têm dificuldades de se abrirem com seus líderes, com seus pastores, há um ambiente de intranquilidade e insegurança.
7) Cada um fazia a sua parte (Gn 11:3)
Parece que podemos ver um grupo cuidando da preparação do barro, outro grupo preparando a palha, outro grupo colocando os tijolos no forno, outros retirando os tijolos e colocando-os ao sol. Não havia aquele clima “eu não vou fazer aquilo” na verdade, eles estavam unânimes nos seus trabalhos. Você tem feito a sua parte? Tem se submetido à atividade que lhe foi repassada? Ou estar querendo fazer um serviço que foi repassado a outrem?
8) Analisavam todos os materiais antes de construir(Gn 11:3c)
Alguns disseram “vamos usar pedras” e outros “vamos usar argamassa”, mas o que prevaleceu foi que usaram tijolos e piche. Mesmos não sendo aceitas as sugestões e prevalecendo o que a maioria decidiu, não havia um ambiente de retaliação, pelo contrário os que sugeriram pedras e argamassa, apoiaram a decisão de usarem tijolos e piche. E você só apoia as ideias que são suas? Se as suas ideias não foram aceitas você não apoia nenhuma outra? Só as suas ideias é que são boas e as dos outros não servem?
9) Construíram uma cidade e uma torre (Gn 11:4)
Com os princípios que eles estavam usando rapidamente eles conseguiram construir uma cidade. Quando há unidade o resultado é IMEDIATO! Quando um povo se une e trabalha usando os princípios de Deus o sucesso é natural. Não havia nenhum problema em construir uma cidade, o problema estava em construir uma torre. Para que uma torre? Por que construir uma torre? Qual o significado de uma torre no meio de uma cidade? Torre fala de altura, altivez, orgulho e soberba. Por que eles queriam alcançar os céus? Onde foi parar a humildade? A simplicidade? A submissão? É possível estarmos usando os princípios de Deus com propósitos errados? Você tem bons propósitos?
10) Tinham um propósito errado (Gn 11:4b)
Agora eles revelam qual é a intenção deles. “assim nosso nome será famoso e não serem os espalhados pela face da terra”. Eles queriam construir um Reino para eles. Queriam usar os princípios de Deus para atender os seus propósitos. Queriam ser famosos, conhecidos e poderosos. Esse é um dos maiores senão o maior problema nos dias hodiernos. As pessoas querem usar as coisas de Deus para ficarem famosos, conhecidos, ricos e poderosos. Esquecem que Deus não os colocou como líderes para serem “pop stars”.
11) O Senhor desce para ver (Gn 11:5a)
Por que Deus desceu? O que chamou a atenção de Deus? Deus tem alegria quando há unidade no meio de um povo. No salmo 133 ele disse: “quão bom e quão sua é que os irmãos vivam em união”. Hoje em dia temos visto coisas horríveis no meio do povo de Deus. Não há mais unidade nas decisões todos querem que suas ideias prevaleçam que sejam reconhecidos. Deus viu que esse povo estava em unidade. Deus se alegrou com toda aquela construção agora ele vai verificar qual é o propósito.
12) O Senhor passa uma grande revelação a respeito deles (Gn 11:6)
E o Senhor disse: Eis que o povo é um (unidade), e todos têm uma mesma língua (unidade); e isto é o que começaram a fazer; e agora, não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. Deus percebeu uma grande característica naquele povo eles tinham unidade. E sobre a unidade Deus disse: “não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer”, ou seja, Deus não pode ir contra um princípio que foi estabelecido por ele. Aquele povo iria se tornar a maior nação da terra. Você tem unidade com a sua esposa? Com a sua família? Com a sua igreja? O que Deus diria de você se ele descesse agora para verificar a sua construção? O que você está construindo?
13) O Senhor identifica a raiz do problema (Gn 11:4,7)
O Senhor agora verifica qual é o propósito daquela construção e percebe que aquele povo usava os princípios certos, porém para os propósitos errados. Deus jamais admitirá que seus princípios sejam usados para os propósitos da glória do homem. Cedo ou tarde tudo virar a tona, Deus revelará a verdadeira intenção da obra do homem ou de uma igreja ou de um povo ou de uma nação e eles serão confundidos e espalhados que quer dizer perca da influência e do domínio.
Missionário: Marden Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário