sábado, 9 de junho de 2012

O que endurece o coração cairá no mal

O que endurece o coração cairá no mal
Texto: Provérbios 28:14

1 – O que seria endurecer?
Endurecer é tonar duro, rijo, enrijar, enrijecer, tornar cruel, impenetrável, insensível e tornar-se incorrigível. Endurecimento é uma mudança de estado de sensível para insensível. É um processo de insensibilizar, de mudança de pensamentos, atitudes e ações. Endurecer é fazer a minha vontade, buscar os meus interesses, satisfazer os meus desejos.
2 – Como acontece esse processo de endurecimento do coração? (Pv 28:14)
Esse processo acontece aos poucos, primeiro a pessoa começa a ter contato com coisas que vão disseminando e gerando a cauterização nas suas artérias espirituais, a cada contato, as artérias vão sendo cauterizadas até o ponto de não fluir mais o sangue (O Espírito Santo). Alguns sintomas interessantes: Perde o desejo de orar, perde o desejo de ler a Bíblia, perde a vontade de submeter às pessoas (líderes, pais, pastores etc...), começam a fazer as suas próprias vontades, e passam a se isolarem, fazem amizades com pessoas que tem uma vida diferente da sua, começam a gostar do que elas fazem e passam a aprovar todas as suas ações. Passam a ter o objetivo de desfrutar do prazer pecaminoso do mundo perdido e a cada dia estão mais frios e insensíveis. Como você está? Ainda tem sensibilidade do pecado?
3 – Quais as consequências desse endurecimento? (II Pe 2:2)
Torna-se soberbo, perde o contato com o Espírito Santo, perde a comunhão, acaba caindo em tentação, passa a sofrer muito, vai se degradando a cada dia ao ponto de se achar no fundo do poço, sem amigos, sem alegria, sem caráter, sem confiança, sem moral, sem saúde, sem fé, sem Deus. E voltam a praticar os pecados que anteriormente faziam. A um velho ditado que diz o seguinte: “O cachorro volta a comer a comida que vomitou” e ainda: “ A porca é lavada apenas para voltar e revolver-se (rolar) de novo na lama”. Isso é o que acontece com aqueles que se voltam novamente para o seu próprio pecado.
4 – Qual é o fim (destino) desse endurecimento (Tg 4:4)?
Caiu da graça, perdeu a sua salvação, tornou-se inimigo de Deus (Tg 4:4). Passam a não se sujeitarem a Deus, são soberbos, e não resistem mais ao diabo são levados de um lado para o outro e perdem completamente o temor de Deus. Assim quando eles abandonaram a Deus e nem mesmo reconheceram, Deus os deixou fazer tudo que suas mentes malignas poderiam imaginar. Suas vidas ficaram cheias de toda a espécie de maldade e pecado, ganância e ódio, inveja, homicídio, brigas, mentira, malícia, e mexericos. Falam mal uns dos outros com mentiras, estão cheio de ódio contra Deus, insolentes, orgulhosos, pensando sempre em novas maneiras de pecar, e são continuamente desobedientes, aos seus pais. São insensatos, quebram suas promessas e tornam-se criaturas sem amor pela família, sem nenhuma compaixão. São perfeitamente sabedores de que são dignos de morte todos os que praticam tais coisas; contudo, continuam assim mesmo e as praticam de todas as maneiras, encorajando outros a agir do mesmo modo. (Rm 1:28-31)
5 – Qual é a única saída para o fim do endurecimento do coração(Tg 4:8-10)?
Se chegar a Deus. E quando vocês se achegarem a Deus ele se chegará a vocês. Lavem as mãos, pecadores, purifiquem os seus corações! Haja lágrimas pelas coisas erradas que vocês fizeram. Haja arrependimento e aflição sincera. Haja lamento em vez de riso, e tristeza em vez de alegria. E então, quando vocês se humilharem diante do Senhor, ele levantará e animará vocês.  Essa é a única maneira de voltar para o Senhor.
6 – Qual o processo de amolecimento do coração?
Como alguém pode voltar aos caminhos do Senhor? a) Submeter-se humildemente a Deus; b) Resistir ao diabo, ou as coisas que ele te oferece; c) Se achegar a Deus, ou seja, ficar perto, próximo; d) Lavar as mãos os pecadores, ou seja, deixar de fazer as coisas pecaminosas que antes fazia; e)purificar os seus corações, ou seja, não andar com Deus só na aparência, mas ser um verdadeiro cristão, ser honesto, sincero, íntegro e fiel ao seu Senhor, tirar a dureza do seu coração, tirar a hipocrisia. f) Haja lágrimas pelas coisas erradas que vocês fizeram; g) Haja arrependimento e aflição sincera; h) Haja lamento em vez de riso, e tristeza em vez de alegria; i) E então quando vocês se humilharem diante do Senhor ele animará vocês.  Esses passos tornarão o seu coração amolecido, tirará toda a dureza e o trará de voltar ao Senhor Jesus. Meu amado irmão é hora de você refletir como está o seu coração? Ele ainda é sensível ao Espírito Santo?

Missionário: Marden Corrêa

Nenhum comentário:

Postar um comentário